Este artigo inclui os seguintes tópicos:
- Como funciona a cobrança de parcelas pendentes?
- Como verificar se há parcelas pendentes?
- Quem conduz a negociação das pendências?
- Quais são os canais de atendimento da Ivaí Cobranças?
- O que acontece se eu não regularizar minha situação?
- Como saber se uma cobrança é legítima?
- Posso parcelar meus débitos pendentes?
- Os descontos aplicados na compra do curso são afetados pela inadimplência?
- Quem é responsável pela atualização dos dados de pagamento?
- Finalizei o curso, mas continuo recebendo cobranças. Isso está correto?
Como funciona a cobrança de parcelas pendentes?
As cobranças são realizadas automaticamente conforme o contrato firmado com a Faculdade XP. Caso ocorra uma falha no pagamento (por exemplo, por falta de limite ou bloqueio do cartão), as parcelas permanecem pendentes até que sejam devidamente regularizadas.
Essas parcelas em atraso ficam sujeitas à atualização monetária pelo INPC, juros de 1% ao mês e multa de 2%, conforme previsto em contrato.
Como verificar se há parcelas pendentes?
Você pode verificar sua situação financeira por meio do histórico de pagamentos, que pode ser solicitado diretamente para a Central de Atendimento ao Aluno.
Para isso, acesse o nosso chat na Área do Aluno (ícone localizado no canto inferior direito da tela) e solicite o histórico de pagamentos. Nosso time retornará com as informações o mais breve possível.
Quem conduz a negociação das pendências?
A negociação das pendências é conduzida exclusivamente pela Ivaí Cobranças, nossa parceira responsável pelo processo de cobrança.
Todas as dúvidas e/ou tratativas referentes à negociação devem ser feitas diretamente com a equipe da Ivaí.
Quais são os canais de atendimento da Ivaí Cobranças?
Você pode entrar em contato com a Ivaí Cobranças pelos seguintes canais:
- Telefone fixo: 0800 007 2758
- E-mail: xpeducacao@ivaicobrancas.com.br
*Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00.
O que acontece se eu não regularizar minha situação?
A falta de regularização das pendências pode resultar em restrições de crédito ou outros procedimentos legais cabíveis e perda de benefícios ou descontos aplicados na compra do curso. Por isso, recomendamos que eventuais pendências sejam resolvidas o quanto antes para evitar maiores transtornos.
Como saber se uma cobrança é legítima?
Para garantir a autenticidade de uma cobrança, certifique-se de que os dados estão de acordo com os canais oficiais da Faculdade XP ou da Ivaí Cobranças. Ou, então, entre em contato diretamente com a Ivaí Cobranças para confirmar a veracidade das informações.
Posso parcelar meus débitos pendentes?
Geralmente há a possibilidade de parcelamento dos débitos pendentes. Para conhecer as opções e condições disponíveis, entre em contato com a Ivaí Cobranças.
Os descontos aplicados na compra do curso são afetados pela inadimplência?
Sim. O não pagamento de uma parcela até o vencimento implica na perda dos descontos promocionais aplicados na compra do curso. Nesse caso, o valor integral será cobrado para a parcela em atraso.
Quem é responsável pela atualização dos dados de pagamento?
A atualização dos dados, como um cartão de crédito vencido, bloqueado ou perdido, é de responsabilidade do(a) aluno(a). Caso os dados estejam desatualizados, o pagamento pode falhar e gerar pendências e encargos.
Para atualizar seus dados, entre em contato com a Central de Atendimento ao Aluno, ao acessar o chat na Área do Aluno, ícone localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, solicite a atualização dos dados de pagamento e aguarde o retorno da nossa equipe.
Finalizei o curso, mas continuo recebendo cobranças. Isso está correto?
Sim, isso pode acontecer dependendo da forma de pagamento escolhida no momento da compra. Por exemplo, se você parcelou o valor total do curso em 18 vezes, as cobranças continuarão até que todas as parcelas sejam quitadas — mesmo que o curso tenha sido concluído antes (como uma pós-graduação com duração de 12 meses).
As cobranças estão vinculadas ao modelo de pagamento contratado, e não ao tempo de acesso ou duração do curso.